Press Releases

Recife sedia evento sobre mudanças climáticas em Boa Viagem

O encontro reúne cientistas e estudantes de várias universidades do Brasil e do exterior

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças enfrentadas pela humanidade hoje. Elas afetam todos os aspectos da nossa vida, desde a segurança alimentar até a saúde pública e a economia. Para tratar do assunto, Recife sedia a 1ª Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre Mudanças Climáticas, organizado pela Rede Resiclima. Entre os dias 12 e 17 de agosto, no Hotel Marante Executive, cientistas e estudantes de universidades de Pernambuco, do Brasil e do exterior, vinculados à Rede, vão discutir o tema, por meio de palestras e cursos, de inúmeros temas.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO AQUI

“Serão abordadas questões como a adaptação às mudanças climáticas, importância da comunicação científica no combate a desinformação, percepção pública e engajamento da população brasileira nas questões climáticas”, explica Ulysses Albuquerque, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da Resiclima.

ACOMPANHE A COBERTURA DO ENCONTRO EM NOSSO INSTAGRAM

Além disso, de acordo com ele, as pessoas envolvidas discutirão como as mudanças climáticas afetam diretamente a vida da população, no que se refere à alimentação, à crescente dificuldade na produção agrícola devido a eventos climáticos extremos, e à saúde, com o aumento de doenças relacionadas ao clima.

“Nossa intenção é produzir conhecimento útil que possa ser aplicado na formulação de políticas públicas em diversas dimensões, como a sanitária, educacional e ecológica, contribuindo para um planejamento mais robusto e eficaz frente às mudanças climáticas”, ressalta Albuquerque, que é considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo a  lista atualizada da Elsevier, empresa global de informações analíticas, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA). .

Entre as temáticas abordadas no evento, estão a utilização de dados de grande escala para analisar e compreender os impactos das mudanças climáticas, o uso de metodologias de sistemas complexos para saúde pública e o clima. Além de discussões a respeito sobre a biodiversidade alimentar como estratégia de adaptação às mudanças climáticas, suas oportunidades e desafios.

Sobre a Resiclima

A Rede Resiclima é uma colaboração interinstitucional que reúne pesquisadores dedicados ao estudo das mudanças climáticas. Originária de diversas instituições acadêmicas, como UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, Unifesspa, UNIVASF, UNEAL, UFAL, USP, UnB, UFRN, UFOB, PUC-Rio, UFU, Universidad Nacional del Comahue (Argentina), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México), Universidade do Michigan (EUA), Universidade de Turku (Finlândia) e Universidade de Osnabrück (Alemanha), a rede promove uma abordagem integrada para entender as variadas dimensões das transformações climáticas e suas implicações.

Um dos pilares centrais da Resiclima é aprofundar a compreensão sobre a relação entre seres humanos e o clima. Como percebemos as mudanças em nosso ambiente? Como reagimos e nos adaptamos a essas alterações? A rede dedica-se a explorar questões como essas, buscando identificar e analisar fatores que influenciam o engajamento público, a percepção e as ações individuais e coletivas relacionadas ao clima.

Site: www.resiclima.com.br 

Contato: resiclimacom@gmail.com

ACESSE TAMBÉM

O efeito das Mudanças Climáticas na produção e consumo de alimentos

Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre as mudanças climáticas

“Bases Ecológicas e Evolutivas do Comportamento Humano”: baixe o livro gratuitamente

Luna

Recent Posts

Quatro motivos pelos quais o G20 tem que se mexer quanto ao ambiente

G20 é responsável por 80% dos gases de efeito estufa do mundo, e países seguem…

3 dias ago

‘Ilhas de floresta’ permitem recuperar a biodiversidade em monoculturas, aponta estudo na Science

Seis anos após o início do experimento, o estudo identificou quase 3 mil novas plantas;…

3 dias ago

Especialistas apelam por metas climáticas nacionais de alta ambição a fim de cumprir Acordo de Paris

Países membros da ONU devem submeter suas novas metas climáticas para os próximos dez anos…

1 semana ago

Ilha de calor gigante na cidade de São Paulo abrange bairros como Tucuruvi, Mooca, Freguesia do Ó e Jabaquara

Segundo pesquisa da USP, diferença de temperatura entre zona urbana e rural da Grande São…

1 semana ago

Ondas de calor podem provocar colapso dos ecossistemas e ameaçar nova geração

O aumento global das temperaturas ameaça ecossistemas vitais, como a Amazônia, e pode impactar negativamente…

3 semanas ago

Mais de 70% dos sinais vitais da Terra estão em estado crítico por mudanças climáticas, alerta pesquisa

Dos 35 sinais usados para monitorar efeitos das mudanças climáticas no planeta, como temperatura média…

4 semanas ago