Pesquisadores, acadêmicos, consultores e público interessado no tema podem submeter artigos científicos e acadêmicos para compor primeira edição do produto editorial
A primeira edição da Revista Científica Gestão Ambiental e Saúde Única foi lançada no dia 18 de setembro, em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Pernambuco (Semas-PE) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Voltada a pesquisadores, acadêmicos e gestores governamentais que trabalham com pesquisa sobre Saúde e Meio Ambiente, consultores e demais público interessado, a revista receberá novos artigos para submissão do conselho editorial até o próximo dia 30 de novembro. O edital da revista está disponível em https://bit.ly/4eULO59.
Em seguida, a análise dos artigos pelo Conselho Editorial da Revista acontecerá no período de 1º de dezembro de 2024 a 30 de janeiro de 2025 e a primeira da edição 1 com os artigos inéditos será publicada no dia 1º de maio de 2025. O calendário completo está disponível na íntegra do edital. O email para submissão dos artigos é revcientificagasu@semas.pe.gov.br.
“A Educação Ambiental não tem e não deve ter apenas um aspecto lúdico, no sentido infanto-juvenil. A Educação Ambiental também deve popularizar para a sociedade civil, para quem não é da área, aquilo que é muito técnico em termos de conhecimento científico em meio ambiente e áreas correlatas. Esse é o nosso papel na Educação Ambiental: popularizar a ciência porque o analfabetismo científico nos custa muito caro. E agora com a emergência climática podemos sentir esse custo com mais intensidade”, destacou o secretário executivo de Meio Ambiente da Semas-PE, Walber Santana.
Dentre os temas previstos em edital, serão aceitos artigos científicos sobre Educação Ambiental (inclusiva, ensino-aprendizagem, formal e não-formal); Biologia e Medicina da Conservação; Cultura Oceânica; Gestão de Resíduos Sólidos; ESG (ou ASG, na sigla em inglês, Ambiental, Social e Governança); Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Mudanças Climáticas; Licenciamento Ambiental; Monitoramento Ambiental; Fiscalização; Biodiversidade e Florestas; entre outros temas correlatos.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH, José de Anchieta dos Santos, lembrou que o dia do lançamento da revista foi histórico para a gestão ambiental pública, privada e acadêmica de Pernambuco. “Sem Educação Ambiental não vamos sair de onde estamos. A educação ambiental é fundamental para mudar o futuro. E vocês que estão na academia, vocês que estão produzindo conhecimento, gerando dados, são tão fundamentais quanto nós que estamos aqui no setor público”, disse.
Um dos membros da Comissão Editorial, doutor Luiz Maia, coordenador do programa de mestrado em Saúde Única da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e um dos responsáveis pela seleção dos artigos científicos, destacou que, daqui a alguns anos, quando a Revista Científica Gestão Ambiental e Saúde Única chegar à sua edição 100, por exemplo, os artigos científicos a compor a edição 1 ficarão para a história da publicação e do meio ambiente, saúde e da defesa agropecuária de Pernambuco.
ACESSE TAMBÉM
Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar, desde a produção até o consumo
O aumento global das temperaturas ameaça ecossistemas vitais, como a Amazônia, e pode impactar negativamente…
Dos 35 sinais usados para monitorar efeitos das mudanças climáticas no planeta, como temperatura média…
Brasil tem 20 universidades entre as 30 com maior produção em biodiversidade da América Latina;…
Ecologia pode atuar no combate e na prevenção da insegurança alimentar desde o aumento da…
Além dos impactos visíveis no meio ambiente, como secas e inundações, a crise climática afeta…
Impedir impactos locais, como poluição e turismo desregulado, e globais, como as mudanças no clima,…