Notícias

Prefeitura do Recife promove 1º encontro do Programa Jovens no Clima 2025

Neste sábado (17), os jovens contemplados pelo edital estarão reunidos para uma formação técnica, marcando o início das atividades do programa

Os coletivos de jovens selecionados pelo Edital Jovens no Clima 2025 participam do primeiro encontro oficial do programa neste sábado (17). Os jovens vão se reunir no auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega, Bairro do Recife, para uma formação técnica voltada ao desenvolvimento de competências em gestão de projetos socioambientais — como planejamento, execução e monitoramento de ações voltadas para o clima.

“O Jovens no Clima reforça o protagonismo da juventude na construção da agenda climática do Recife. Nós vamos transformar ideias inovadoras em ações concretas que contribuam para enfrentar os desafios ambientais da cidade. Acreditamos no potencial dos jovens como agentes de transformação”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

A formação será conduzida por Gessé Rodrigues, secretário executivo de Juventude do Recife; Marisa Villi, diretora executiva da Rede de Conhecimento Social; e Fabiana Freitas, também representante da instituição. Durante o encontro, os jovens receberão orientações práticas sobre aspectos administrativos fundamentais para a condução dos projetos, como gestão de recursos humanos, organização financeira, jurídica e operacional, além da elaboração de relatórios e prestação de contas.

A partir do dia 23 de maio, os projetos começarão a ser executados oficialmente e seguem até o dia 22 de agosto. Durante esse tempo, os coletivos serão acompanhados pela coordenação e pela monitoria do programa, e participarão de formações online e presenciais. As datas serão divulgadas posteriormente. 

O intuito do Jovens no Clima 2025 é apoiar projetos liderados por jovens de 15 a 29 anos do Recife, incentivando soluções criativas para os desafios ambientais e climáticos da cidade. Cada um dos selecionados recebe um valor de R$ 20 mil para a implementação das ideias, além disso, um representante de cada coletivo contemplado apresentará a proposta do grupo na COP-30 em Belém (PA). Nesta segunda edição, 18 coletivos de jovens foram contemplados para desenvolverem os projetos ao longo dos meses.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation.

Luna

Recent Posts

Artigos científicos detalham efeitos positivos gerados pelo contato com a natureza

As evidências sugerem que o desenvolvimento de experiências turísticas baseadas nesses benefícios poderia aumentar a…

2 dias ago

Entre 2010 e 2022, 752 desastres naturais no RJ causaram 1.523 mortes, mostra estudo da UFF

Cinco municípios — Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro — concentraram 79,3%…

4 dias ago

“Formando jovens divulgadores da ciência”, baixe o livro gratuitamente

Voltado a estudantes do Ensino Médio da rede pública, o livro apresenta atividades que estimulam…

1 semana ago

Pesquisadores da Resiclima estão na Argentina para investigar como as mudanças climáticas afetam diferentes realidades

Três pesquisadores vinculados ao Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) da Universidade…

1 mês ago

Professora Taline Silva, da Resiclima, participa de missão científica no México

A professora do curso de ciências biológicas do Campus III – Palmeira dos Índios da Universidade…

1 mês ago

Docente da UPE assume liderança da Resiclima, rede global de cientistas sobre mudanças climáticas

O professor doutor Washington S. Ferreira Júnior assume a Coordenação Geral da Rede Resiclima Aprofundar…

2 meses ago