Estratégias Adaptativas em Face das Mudanças Climáticas
Estratégias Adaptativas em Face das Mudanças Climáticas: Uma Análise Tri-Nacional do Conhecimento Ecológico Tradicional
As mudanças climáticas estão impactando o mundo de formas inéditas e imprevistas, emergindo como uma temática de importância central para pesquisas em várias disciplinas. Tais impactos são mais sensíveis e graves aos povos indígenas e comunidades locais, cuja sobrevivência depende diretamente dos recursos naturais. Esta proposta se dedica, portanto, a explorar o entendimento de como estas comunidades percebem e se adaptam aos impactos decorrentes dos cenários de emergências climáticas, ao longo de um eixo de cooperação entre Brasil, Argentina e México, importantes atores na representação da sociobiodiversidade, bem como na investigação do Conhecimento Ecológico Local (CEL) de povos indígenas e comunidades locais da América Latina.
Enquanto estas comunidades possuem uma percepção aguçada das mudanças em seu ecossistema, fornecendo estratégias adaptativas cruciais, ainda há controvérsias sobre a correlação entre suas percepções e as mudanças climáticas. O projeto buscará responder a perguntas relacionadas a essas percepções, estratégias adaptativas, impactos nos sistemas socioecológicos e como fatores socioeconômicos influenciam essas respostas.
Para desvendar essa complexa interação entre percepções locais, mudanças climáticas e transformações paisagísticas, adotaremos métodos etnoecológicos, entrelaçando entrevistas, observações participativas, análise de paisagens e/ou revisões sistemáticas. O caráter inovador desta proposta reside em sua abordagem interdisciplinar, almejando entender não apenas os efeitos das mudanças climáticas, mas também as respostas e estratégias adotadas por povos indígenas e comunidades locais frente a esta nova realidade.
Financiamento: CNPq
Coordenação: Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque (Brasil), Dra. Ana Ladio (Argentina), Dra. Maria Teresa Pulido Silva (México).